quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Eucaristia na Capela do C.C.Colombo




A cada Domingo, dia do Senhor, assim em unidade fraterna unidos.
Pela Palavra possamos ter uma Fé viva para cada missão!

Os "Amigos de Jesus", pela graça do Espirito Santo, todos os Domingos,
animam a missa na Capela do C.C Colombo, pelas 18:30h.

Sente-te um chamado, a participar, como diz a nossa Palavra de Vida  João 15, 9-17

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Catequeses Quaresmais de D. José Policarpo

1ª Catequese Quaresmal de D. José Policarpo - 2012
«Da Fé ao Baptismo. A Fé como caminho de vida»



2ª Catequese Quaresmal de D. José Policarpo - 2012 - 
«Do Amor à Caridade»





3ª Catequese Quaresmal de D. José Policarpo - 2012 - 
«Anunciar o Evangelho é intervir na Cultura»







4ª Catequese Quaresmal de D. José Policarpo - 2012
«Obreiros da solidariedade e caridade» 





5ª Catequese Quaresmal de D. José Policarpo - 2012 - 
«A evangelização é discernimento da realidade à luz da fé»






6ª Catequese Quaresmal de D. José Policarpo - 2012 - 
«Jesus Cristo é a novidade radical: a fé da Igreja»



quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

PNEUMA: Seminário de Vida Nova no Espírito

Venha descobrir o caminho na vida do Espírito e experimentar a riqueza das Suas manifestações, durante os encontros do Seminário de Vida Nova no Espírito, organizado pela comunidade Pneuma Vita.

A proposta é uma caminhada de 5 semanas, com ensinamentos temáticos, oração de louvor e partilha, com o seguinte programa:

SEMINÁRIO DE VIDA NOVA NO ESPÍRITO EM PNEUMAVITA - Quaresma 2012
 
04 de Março – Casa Pneuma Betel (15h – 18h30)

 
11 de Março – Casa Pneuma Betel (15h – 18h30)

 
17 e 18 de Março – Seminário da Torre d’Aguilha (Fim de Semana)

 
25 de Março – Casa Pneuma Betel (15h – 18h30)

 
01 de Abril – Seminário da Torre d’Aguilha (14h30)


“João baptizou com água, mas vós sereis baptizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias.” (Act 1,5)


 
Inscrições:
- Igreja de Santa Isabel, até dia 28 de Fevereiro
- Casa Pneuma Betel, Travª da Cruz da Era, 2A | 1500-214 Lisboa | 
Tel. 21 716 14 15       Fax. 21 716 05 51
e-mail: contacto@pneuma-rc.pt

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Fazei penitência

Amigos, decidi partilhar esta leitura\reflexão que encontrei na liturgia das horas, para a Quarta Feira de Cinzas:


Fazei penitência

Fixemos atentamente o olhar no sangue de Cristo e compreendamos quanto é precioso aos olhos de Deus, seu Pai, esse sangue que, derramado para nossa salvação, ofereceu ao mundo inteiro a graça da penitência.

Percorramos todas as épocas do mundo e verificaremos que em cada geração o Senhor concedeu o tempo favorável da penitência a todos os que a ele quiseram converter-se. Noé proclamou a penitência, e todos que o escutaram foram salvos. Jonas anunciou a ruína aos ninivitas, mas eles, fazendo penitência de seus pecados, reconciliaram-se com Deus por suas súplicas e alcançaram a salvação, apesar de não pertencerem ao povo de Deus.

Inspirados pelo Espírito Santo, os ministros da graça de Deus pregaram a penitência. O próprio Senhor de todas as coisas também falou da penitência, com juramento: Pela minha vida, diz o Senhor, não quero a morte do pecador, mas que mude de conduta (cf. Ez 33,11); e acrescentou esta sentença cheia de bondade: Deixa de praticar o mal, ó Casa de Israel! Dize aos filhos do meu povo: "Ainda que vossos pecados subam da terra até o céu, ainda que sejam mais vermelhos que o escarlate e mais negros que o cilício, se voltardes para mim de todo o coração e disserdes: 'Pai', eu vos tratarei como um povo santo e ouvirei as vossas súplicas” (cf. Is 1,18; 63,16; 64,7; Jr 3,4; 31,9).

Querendo levar à penitência todos aqueles que amava, o Senhor confirmou esta sentença com sua vontade todo-poderosa.

Obedeçamos, portanto, à sua excelsa e gloriosa vontade. Imploremos humildemente sua misericórdia e benignidade. Convertamo-nos sinceramente ao seu amor. Abandonemos as obras más, a discórdia e a inveja que conduzem à morte.

Sejamos humildes de coração, irmãos, evitando toda espécie de vaidade, soberba, insensatez e cólera, para cumprirmos o que está escrito. Pois diz o Espírito Santo: Não se orgulhe o sábio em sua sabedoria, nem o forte com sua força, nem o rico em sua riqueza; mas quem se gloria, glorie-se no Senhor, procurando-o e praticando o direito e justiça (cf. Jr 9,22-23; ICor 1,31).

Antes de mais nada, lembremo-nos das palavras do Senhor Jesus, quando exortava à benevolência e à longanimidade: Sede misericordiosos, e alcançareis misericórdia; perdoai, e sereis perdoados; como tratardes o próximo, do mesmo modo sereis tratados; dai, e vos será dado; não julgueis, e não sereis julgados; fazei o bem, e ele também vos será feito; com a medida com que medirdes, vos será medido (cf. Mt 5,7; 6,14; 7,1.2).

Observemos fielmente este preceito e estes mandamen­tos, a fim de nos conduzirmos sempre, com toda humildade, na obediência às suas santas palavras. Pois eis o que diz o

texto sagrado: Para quem hei de olhar, senão para o manso e humilde, que treme ao ouvir minhas palavras ? (cf. Is 66,2).


Tendo assim participado de muitas, grandes e gloriosas ações, corramos novamente para a meta que nos foi proposta desde o início: a paz. Fixemos atentamente nosso olhar no Pai e Criador do universo e desejemos com todo ardor seus dons de paz e seus magníficos e incomparáveis benefícios



E partilho ainda a leitura que também está na Liturgia das Horas


O jejum que agrada a Deus (1,10-20; Zc 7) LINK

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Novena Beato Daniel Brottier


Novena Beato Daniel Brottier ( 19 a 28 Fevereiro)


Se possível reza com outro irmão/irmã ou mais:

«Pois onde dois ou três estiverem reunidos em Meu nome, Eu estou no meio deles.»

(Mt 18, 20)

Palavras do Pe. Daniel Brottier:

«A Providência intervém a vosso favor na medida em que vós a mereceis. (PIC 412). Não se deve duvidar da Providência, mas rezar e agir. Com isso aplanamos montanhas (PSV 426). (…) Não adianta precipitar-se diante da Providência. Muitas vezes não compreendemos bem o que se passa, e um dia nos apercebemos que foi a Providência que conduziu as coisas para o melhor… Quando um problema está a ser difícil de resolver, é preciso ganhar tempo, e deixar a Providência agir a seu tempo… Se hesitamos sobre qual caminho a tomar, a solução é pedir um sinal à Providência. Quando pedimos a Deus alguma coisa que nos ajuda a servi-lo melhor, será difícil não obter essa graça, mas isso depende da sinceridade do pedido (PVS 426).(…) Quando eu tenho uma decisão a tomar, rezo, e estou convencido que Deus me escuta, e quando eu falo, falo realmente na sua presença». (PIC 129)


Em cada dia da novena:

Invocação ao Espírito Santo: Vem, Espírito Santo!

Oração ao Espírito Santo:

VEM, ESPÍRITO SANTO

Enchei os corações dos Vossos fiéis

e acendei neles o fogo do Vosso amor.

V. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito e tudo será criado.

R. E renovareis a face da terra.

Oremos:

Ó Deus, que instruis os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos, segundo o mesmo Espírito, conhecer rectamente todas as coisas e gozar sempre das suas consolações.

Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

R. Amén

Oração pela canonização do Beato Pe. Daniel Brottier

Ó Deus, que enchestes o coração do Vosso servo Daniel Brottier com o fogo do Espírito Santo, tornando-o missionário heróico, capelão lendário e pai de orfãos, para Vossa maior glória e para a edificação da Igreja, concedei-me a graça de viver, como ele, a caridade activa e generosa para a salvação do mundo. Senhor, eu Vos louvo pelas maravilhas que operastes neste Vosso servo, a quem concedestes tudo, porque nada Vos recusou. Eu Vos suplico que me concedais as graças espirituais e materiais que, por sua intercessão Vos peço (Expor a Deus por escrito, por intercessão do Pe. Daniel Brottier, as graças pretendidas)


Senhor, por intercessão do Vosso servo Daniel Brottier, concedei-nos as graças pretendidas de todos aqueles que estão a fazer esta novena.


Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus conVosco, na unidade do Espírito Santo. Amen

Rezar: Pai Nosso, Avé Maria, Glória ao Pai ...


Podem encontrar aqui toda a novena para imprimir e utilizar em casa LINK


e em baixo palavras e biografia do Beato Daniel Brottier LINK


domingo, 12 de fevereiro de 2012

A Palavra de Deus, fonte inexaurível de vida

Encontrei esta reflexão retirado do Comentário sobre o Diatéssaron, de Santo Efrém, diácono, que achei fantástica, sobre a Palavra de Deus. resolvi partilhar



"Que inteligência poderá penetrar uma só de vossas palavras, Senhor? Como sedentos a beber de uma fonte, ali deixamos sempre mais do que aproveitamos. A palavra de Deus, diante das diversas percepções dos discípulos, oferece múltiplas facetas. O Senhor coloriu com muitos tons sua palavra. Assim, quem quiser conhecê-la, pode nela contemplar aquilo que lhe agrada. Nela escondeu inúmeros tesouros, para que neles se enriqueçam todos os que a eles se aplicarem.


A palavra de Deus é a árvore da vida a oferecer-te por todos os lados o fruto abençoado, à semelhança do rochedo fendido no deserto que, por todo lado, jorrou a bebida espiritual. Comiam, diz o Apóstolo, do alimento espiritual e bebiam da bebida espiritual.

Se, portanto, alguém alcançar uma parcela desse tesouro, não pense que este seja o único conteúdo desta palavra, mas considere que encontrou apenas uma porção do muito nela contido. Se só esta parcela esteve a seu alcance, não diga que essa palavra seja pobre e estéril, nem a despreze. Pelo contrário, visto que não pode abraçá-la totalmente, dê graças por sua riqueza. Alegra-te por seres vencido, não te entristeças por te ultrapassar. O sedento enche-se de gozo ao beber e não se aborrece por não poder esgotar a fonte. Vença a fonte a tua sede, mas não vença a tua sede a fonte. Pois, se tua sede se sacia sem que a fonte se esgote, quando estiveres novamente sedento, dela poderás beber. Se, porém, saciada tua sede também se secasse a fonte, tua vitória redundaria em mal.


Dá graças, então, pelo que recebeste. Pelo que ainda restou e transbordou não te entristeças. Aquilo que recebeste e a que chegaste é a tua parte. O que sobrou é tua herança. Se, por fraqueza tua, em uma hora não consegues entender, em outras horas, se perseverares, poderás recebê-lo. Não te esforces, com maligna intenção, por beber de um só trago aquilo que não pode ser tomado de uma vez. Não desistas, por indolência,

de tomá-lo aos poucos."


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Encontros YouCat no Café Cristão

Olá amigos, 
continuam a realizar-se no Café Cristão (Pneuma Pedra Angular) encontros para jovens, e não só, sobre o catecismo da Igreja Católica, baseado no Catecismo Jovem da Igreja Católica, YouCat 


São encontros periódicos quinzenais onde o esquema de cada encontro consiste numa primeira parte de ensinamento e numa segunda de partilha comunitária com perguntas e respostas, num ambiente informal de café.

Párocos de diversas paróquias dinamizam e sensibilizam os jovens (e não só) com vista a uma melhor e maior participação. 


O primeiro encontro desta serie começou a 4 de Novembro (6ª feira) e a desde daí, de 15 em 15 dias todas as 6ªs feiras até Junho de 2012.



Os próximos encontros serão a 17 Fevereiro, 2, 16 e 30 de Março.